NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Olímpio Catão

* Fundamental *

 

O professor Olímpio Catão, era natural de Lorena, onde nasceu em 4 de fevereiro de 1849, filho de imigrantes portugueses. Além de professor, ele também era educador, dramaturga, comediógrafo e jornalista.

Vencendo enormes barreiras, principalmente as financeiras, tendo que conciliar estudos e trabalho, se formou, já aos 20 anos de idade no magistério, devido ao seu saber de autodidata. Se formou professor na Escola Normal da Capital Paulista em 1876.

Pelo desvelo ao seu mister talento e responsabilidade, prestou relevantes serviços na estruturação do Ensino Público do Estado de São Paulo.

Daí haver sido nomeado Inspetor Escolar, tendo tido participação efetiva na instalação da já centenária escola, "Grupão" Cel. Carlos Porto. Como tributo ao reconhecimento ao Professor Olímpio Catão, foi afixada no acesso ao segundo pavimento, uma placa de "VIRTUDE E TALENTO" ao Emérito Mestre.

Mas a história dele não se resume somente na área educacional. Suas ações sociais, filantrópicas e assistenciais eram relevantes. Ele residia na rua Olímpio Catão, cuja designação do nome da rua, já haviam lhe conferido, ainda em vida, em sua homenagem.

Nesta mesma rua Olimpio Catão, próximo de onde ele residia, havia um local para que pessoas menos desvalidas, pudessem passar a noite. Ali perto mesmo, no número 179, no ano de 1948 foi construído o primeiro Albergue Noturno de Jacareí. As opções para essas pessoas carentes, para não dormirem ao relento, passavam a noite na área da Central do Brasil, que ficava ali próximo.

Em São José dos Campos, no ano de 1896, foi inaugurada a primeira escola estadual, que recebeu o nome de Ginásio Estadual "Professor Jorge Barbosa Moreira", que já funcionou em diversos prédios no centro de São José dos Campos.

Porém em 22 de Janeiro de 1976, o Governo Estadual, através da Resolução número 14 e publicada no Diário Oficial, foi criada a EEPG "Professor Olímpio Catão", em homenagem ao grande professor e Inspetor Escolar, absorvendo a escola anterior, e já devidamente instalada onde funciona até hoje, na Praça Afonso Pena.

Olímpio Catão já perto de completar seus 59 anos, volta para a cidade Lorena, lá falecendo em 31 de outubro de 1908.

 

PÁGINA INICIAL   PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/04/2020 13:43

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242