NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Mário Moraes

* Fundamental - Diretor *

 

Mário Moraes é natural de Jacareí, nascido em 17 de outubro de 1912. Seus pais eram o Sr. Francisco Baptista de Moraes e Patrocínia Pereira de Moraes e como irmãos Murilo (Nino), João, Bolívar Darcy (Dedé) e Cássio.

Breve Histórico de suas Atividades:

Devido a profissão de viajante de Francisco, antes de vir para Jacareí em 1911, a família Moraes viveu em outras cidades como Santos e São Paulo. Aqui instalaram uma casa de comércio – “Casa Moraes”, de ferragens e ferramentas. Na década de 1930, Francisco chegou a exercer o cargo de prefeito na cidade. Exceto Mário e Cássio, que trabalhou na Receita Federal, os outros filhos de Francisco também atuaram no comércio: Dedé continuou o negócio do pai e seus irmãos eram comerciantes no mesmo ramo de negócios em São Paulo.

Mário Moraes diplomou-se no Grupo Escolar Carlos Porto em 1925 e completou seus estudos em Taubaté e Guaratinguetá, no famoso Colégio Rodrigues Alves. Formado professor normalista, retornou à Jacareí e passou a exercer com muita dedicação seu mister de professor, trabalhando um curto período na Escola Lamartine Delamare.

Em 13 de agosto de 1954, “Seu” Mário, como era conhecido, assumiu a direção de sua escola da infância, o “Grupão”. Homem de pequeno porte físico, mas de uma grandeza moral e intelectual, muito disciplinado e sempre preocupado com a limpeza, pontualidade, assiduidade dos professores e, logicamente, com a linha pedagógica da escola, pode-se afirmar que ele “vivia a escola”, tornando-se o expoente máximo na direção daquele colégio, período que se estendeu até sua aposentadoria em 12 de agosto de 1976 com alto padrão na qualidade de ensino.

Solteiro, Mário viveu com os pais até o falecimento destes. Sem filhos, deu enorme contribuição na formação educacional, ética e moral dos sobrinhos: Márcio Moraes, juiz que condenou a União pela morte de Vlado Herzog; Mário Sérgio, professor e escritor, que inclusive recebeu o nome do tio e o mais jovem, Luiz, que se tornou comerciante como o pai, Bolivar.

Mário Moraes era um homem muito religioso, pertencendo à Irmandade do Santíssimo durante décadas. Atuou por 22 anos na Rádio Clube Jacareí, desde sua fundação em 1950, anunciando, comentando e rezando com a população no “Programa Ave Maria”, sempre iniciado com a frase “Ave Maria! Os sinos bimbalham e seus ecos ressoam pelas montanhas”. Já bem idoso, ainda tocava teclado em missas na Matriz.

Faleceu em 2 de agosto de 2000, aos 88 anos, aqui mesmo em Jacareí e seu corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade.

 

PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 12/02/2020 20:23

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242