NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Luiz de Araújo Máximo

"Tito Máximo"

 

Segundo entrevista do filho Luiz Benedicto Máximo, para a TV Câmara de Jacareí, onde relata alguns momentos da vida de Luiz de Araújo Máximo, popularmente conhecido por Tito Máximo, ele relata que Tito Máximo tinha aos olhares dos demais um aspecto de ser "bravo" e até mesmo "mal humorado", quando que na realidade ele não era nada disso, ao contrário, era só a maneira dele ser. Ele tinha um coração imenso, uma preocupação total com a formação dos jovens. Segundo Luiz, até nos dias de hoje ele encontra pessoas que agradecem ao seu pai, pela insistência dele, para que essas pessoas não largassem os estudos, pelo contrário, que continuassem os estudos!

"Tito Máximo" era uma pessoa de projeção nos meios políticos e sociais, onde conta com um vasto círculo de amizades. Estudou no Ginásio São Bento, de São Paulo, onde se bacharelou em 1928, tendo, depois cursado a Escola Normal de São José dos Campos - SP, formando-se no ano de 1937.

Foi professor da Escola Profissional de Ribeiro Preto e da Escola Profissional de Jacareí, tendo sido também, diretor da Escola Normal desta cidade. Também foi professor de matemática no Ginásio Noturno Antonio Afonso e na Escola Técnica de Comércio, ambas pertencentes a Sociedade Mantenedora  de Ensino, sendo ainda, o fundador da Escola Normal, Ginásio do Estado e Escola Técnica de Comércio, aqui em Jacareí.

Em 1932, já formado como Professor, Tito Máximo participou como voluntário ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932.

Em 1936, Tito Máximo foi candidato a Vereador, por Jacareí, pelo partido Constitucionalista tudo pelo Brasil. Naquela ocasião ele também era Presidente de Sindicato de Trabalhadores. Ele foi eleito vereador naquela ocasião com 348 votos, de cerca de 1900 eleitores, conquistando o título de mais votado.

Assumindo a sua cadeira no Legislativo Municipal, com o então prefeito eleito Roberto Lopes Leal. Mas em seguida o prefeito surpreendeu a cidade, renunciando ao mandato, sem comunicar para ninguém e foi embora para São Paulo.Diante desta ocasião, como Tito Máximo era o presidente da Câmara assumiu a prefeitura da cidade.

Sendo uma pessoa de grande visão para o futuro, muito trabalhador, muito competente, realizou várias coisas importantes para a cidade, o que o credenciou a concorrer nas eleições de 1951, para o cargo de Prefeito da cidade. Ele foi eleito por 62% dos votos válidos.

A campanha foi uma coisa extraordinária. Foi uma campanha agitada, os discursos tinham tons agressivos e o povo comparecia!

Luiz Máximo lembra que naquela época os meios de transportes mais utilizados eram as charretes, tendo pontos de charretes em várias partes da cidade. Nas carreatas feitas durante as campanhas, se enfileiravam carros e charretes, todos enfeitados.

Foi no mandato dele que começou os calçamentos da ruas da cidades.

 

PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 12/02/2020 11:46

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242