NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessora

Guaraci da Rocha Simplício

Fundamental - Crianças Especiais

 

 

Guaraci da Rocha Simplício, nasceu em 10 de maio de 1958, na cidade de Tanabi - SP, onde residiam seus pais, o saudoso professor José Simplício e Zélia Quintino da Rocha Simplício, antes de se mudarem para Jacareí. Guaraci tinha como irmãos Moacir José Simplício e Inara da Rocha Simplício.

Sempre foi dedicada 'a família e muito calma. Era a mais velha dos três irmãos e sempre sonhou em ser professora, assim como seu pai.

Com apenas 4 anos de idade, mudou-se para Jacareí. Concluiu seus estudos de Ensino Fundamental na EE Cel. Carlos Porto em 1969 e o Ensino Médio, com habilitação para atuar no Magistério na EEPSG Francisco Gomes da Silva Prado em 1978. A partir desta data iniciou sua vida profissional como professora substituta, dando aulas na EEPSG Francisco Gomes da Silva Prado e no Colégio Stélio Machado Loureiro, onde lecionava História da Educação. Em 1985 concluiu o curso de Pedagogia na Universidade de Taubaté - Unitau, com habilitação de Educação de Deficientes Mentais. No mesmo ano começou a lecionar na EE João Victor Lamanna, na classe especial para Deficientes Mentais.

Ainda adolescente, quando estudava no CENE Silva Prado, já demonstrava uma certa habilidade para "explicar" e "ajudar" muito seus colegas de classe. Era "expert" em história, matéria que seu pai lecionava, além de geografia e português. Celso Vasques era um destes colegas que foi muito auxiliado por Guaraci, que em troca, lhe ensinava matemática.

Na vida pessoal, casou-se no ano de 1982, com Luiz Ubirajara Fortes e sua primeira filha, Maira, nasceu em 1984, ainda quando cursava a faculdade. Passou, então, a se dividir entre  a família e sua carreira profissional. Em 1987 sua família aumentou com a chegada da segunda filha, Iara.

Com o passar dos anos, chegou a trabalhar em dois períodos (manhã e tarde). Lecionou na Prefeitura nas EMEI Cidade Salvador e Parque Santo Antonio, trabalhou também no Colégio Maria Imaculada, onde deu aula para educação infantil.

Em 2005 foi convidada pela até então Dirigente Regional de Ensino, Lilian Sargaço Richter, para compor a equipe de professores da Oficina Pedagógica, trabalhando na área da Educação Especial, orientando todas as professoras especialistas e as escolas que tinham clientela especial. Além disso, através de Orientações Técnicas frequentes, formava e informava supervisores, coordenadores e professores, acerca de tudo que diz respeito 'a Educação Especial Inclusiva.

Em 2010, nas Faculdades Integradas Espírita - Projeto inibem, fez Pós-Graduação com Especialização em Libras e Educação de surdos.

De 2010 a 2012 foi Conselheira junto ao Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência.

Desde sua formação acadêmica, Guaraci sempre se empenhou com assuntos referente 'a pessoa com deficiência, preocupando-se com a escolarização, vida profissional e colocação no mercado de trabalho. Sempre batalhou pela não descriminação e sim aceitação dessas pessoas na sociedade como cidadãs ativas.

Sua situação na Diretoria de Ensino era de alta relevância, sendo referência para todos no que dizia respeito 'a Educação Especial. Sempre muito atenta, tentava resolver todos os problemas dos alunos, das escolas, sempre pensando no bem-estar da pessoa com deficiência.

Guaraci estava se preparando para se aposentar em outubro de 2015, aos 56 anos, quando completaria 30 anos de atuação nessa área. Trabalhou arduamente até o dia 21 de janeiro de 2015, quando por um infarto fulminante, veio a falecer, na Unidade de Pronto Atendimento da UNIMED, as 19,40hs, após um dia intenso de trabalho na Diretoria de Ensino.

Guaraci deixou um legado que jamais será esquecido, pois, tudo o que fez, foi com muita dedicação, compromisso e principalmente amor pelos que são invisíveis aos olhos da sociedade. Felizes foram aqueles que tiveram o privilégio do seu convívio.

 

PÁGINA INICIAL   PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/02/2020 08:53

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242