NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Edgard Mário Meyer

* Fundamental *

 

 

O Prof. Edgard Mário Meyer, é nascido em São Roque - SP, na bela capital paulista do vinho, em 1o. de dezembro de 1885.

Começou sua carreira bem cedo, em 1905 já fora nomeado professor primário e em 1906 já estava lecionando na Escola do Bairro da Ponte, no município de Itatiba - SP.

No ano seguinte, ou seja, em 1907, foi transferido para o município de Salesópolis - SP, conforme decreto em 7 de outubro de 1907.

Nesta mesma época o Inspetor Escolar do Estado, lhe ofereceu o cargo de Diretor da Escola, mas ele recusou, pois ele não queria perder o contato com as crianças, diretamente na sala de aula. Vivia intensamente seu apostolado.

Removido de Salesópolis em 8 de janeiro de 1914, seguiu para a Escola do Bairro Fazenda da Conceição do Rio Abaixo, em Jacareí.

No ano seguinte, foi novamente removido, desta vez para o Grupo Escolar "Cel. Carlos Porto", cuja documentação comprobatória foi extraviada.

Lecionando a noite no "Cel. Carlos Porto", acumulou funções de professor primário junto a Escola Profissional.

Lecionou em Jacareí até os idos de 1935, quando foi removido para o Grupo Escolar Pereira Barreto, na capital, se aposentando pouco tempo depois.

Em Jacareí foi professor por 20 anos ininterruptamente.

Quando professor em Salesópolis, casou-se com Phrine Amélia de Araújo, resultando desta união, os filhos Raul, e Zilda.

Raul Meyer aposentou-se do comércio em Jacareí, onde por muitos anos foi comerciante na rua Alfredo Schurig, Após seu falecimento uma rua no Jardim das Oliveiras, recebeu o seu nome, através da Lei 3456, de 20 de dezembro de 1993, promulgada pelo então prefeito Dr. Thelmo de Almeida Cruz, atendendo indicação do vereador Luiz Alberto Albino.

Zélia se casou, adotando o nome de Zélia Meyer Dias e também continuou residindo em Jacareí, teve uma filha chamada Diva Meyer Dias, que também exerceu o mestrado, e já é aposentada, aqui em Jacareí.

O professor Edgard faleceu em 16 de fevereiro de 1972. Em sua homenagem, uma rua localizada no Conjunto Residencial Brasília, no final da Rua Pedro Guery, recebeu o seu nome.

 

PÁGINA INICIAL   PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/02/2020 07:37

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242