NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessora

Dionísia Nogueira Zicarelli

* Música *

 

Dionísia Nogueira Zicarelli é natural de Jacareí, nascida em 22 de outubro de 1884, filha de Silvino Antonio Nogueira e Ana Cândida Nogueira.

Casou-se com Bráz Zicarelli e não tiveram filhos.

Dionísia passou quase toda a infância na roça, aprendendo as primeiras letras com seu pai e concluindo os estudos no Grupo Escolar Carlos Porto. Sem condições financeiras, ganhou em pequeno piano de seu tio Fabiano Porto, instrumento levado em um carro de bois. Assim tornou-se autodidata.

Aos 14 anos, iniciou seus estudos musicais (piano e canto) com o casal Laudelino e Adelaide Moraes (Lalau e Sinhara) que tinham um conservatório na cidade. Estes a ajudaram a concluir os cursos no Instituto Nacional no Rio de Janeiro.

Em 1913, juntamente com seus benfeitores, fundou a Escola de Música Santa Cecília, uma das primeiras de todo o interior do país. Paralelamente à direção da escola, tocava em pequenas orquestras que sonorizavam os filmes mudos nos cinemas da cidade.

Professora de música e canto orfeônico no Ensino Público Estadual, dava aulas também em São José dos Campos e Caçapava, ao mesmo tempo em que cantava no coro da Igreja Matriz, tocando harmonium, violino, flauta e violão.

Viúva desde 1934, em 1940 criou a Orquestra Sinfônica de Jacareí que se apresentou até o fim da década de 1950. Dois anos antes, por concurso público, passou a dar aulas no Ginásio Estadual na cidade de Assis, transferindo-se para Jacareí em 1951, onde lecionou por mais quatro anos.

 

PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/02/2020 07:32

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242