NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Célio Lencioni

Ciências

 

Nasceu em Jacareí no dia 11 de Julho de 1927, filho do casal João Domingos Lencioni e Maria José Lencioni. Foi o segundo filho do casal que tiveram uma prole de sete filhos, sendo cinco homens e duas mulheres. Quando do falecimento de seus pais, o Célio que era casado com a Sra. Benedita Alvez da Costa e não tinha filhos dessa união, ficou responsável pela continuação dos estudos de seus irmãos menores, formando todos como professores.

Fez seu estudo fundamental no Grupo Escolar Cel. Carlos Porto e formou-se professor na Escola Normal Livre de Jacareí, iniciando a sua carreira de professor em Santa Branca, onde fora lecionar na zona rural desse município. Aprovado em primeiro lugar no concurso público do Estado de São Paulo, assumindo a disciplina de Biologia na Escola Profissional "Cônego José Bento" conhecida como Escola Agrícola. Como Professor de Ciências Físicas e Biológicas para o Ensino Fundamental e Biologia para o ensino médio e profissionalizante, lecionou em várias escolas do município de Jacareí, como durante muitos anos a matéria Biologia na Escola Antônio Afonso.

Durante vários anos também foi professor do GENE "Dr. Francisco Gomes da Silva Prado", escola em que respondeu pela direção do período noturno, onde incentivou inúmeros eventos que marcaram essa escola, sendo o FEMPO um dos principais e dos mais marcantes, que era um Festival de Música Popular, e que por alguns anos foram realizados com a participação do corpo docente, discente e a participação da população de Jacareí.

No decorrer de sua vida no magistério, participou de vários cursos obtendo o registro definitivo outorgado pelo MEC, que lhe deu o direito de lecionar nas escolas públicas de Jacareí, sendo Diretor da Escola Municipal de 1 ° Grau do Parque Santo Antônio.

Sempre se preocupou com a formação cultural dos nossos jovens, não só ensinando nas aulas como fora das escolas, tanto que, fez da sua casa um centro de difusão de cultura e saber, influenciando muito alunos que se dedicaram a estes estudos, realizando neste vários estudos e pesquisas sobre geografia, história e biologia. Foi um exemplo de professor e amigo do saber. Deixou publicado o livro "Jacareí - Viajantes e Cronistas", como também, um livro sobre as árvores plantadas nas ruas e praças de Jacareí.

Na sua incansável luta pela educação e aposentado após 57 anos de trabalho, veio a falecer com os seus oitenta e quatro anos de idade, no dia 13 de julho de 2011, dois dias após o seu aniversário, deixando como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e amor ao próximo.

 

PÁGINA INICIAL   PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/02/2020 22:28

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242