NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Antonio José de Siqueira

* Fundamental *

 

Antonio José de Siqueira nasceu em Jacareí, bela e tradicional cidade paulista, que dele se orgulha muito, pois está entre os seus filhos mais ilustres, por sua vida inteira dedicada "as crianças, 'a escola.

Foi no dia 13 de outubro de 1856 que nasceu, enchendo de alegria o lar de seus pais Caetano José de Siqueira e Francisca de Siqueira. Desde pequeno mostrou boa vontade nos estudos. Estava destinado a honrar sua terra com atos de verdadeira abnegação.

Fez o curso primário em Jacareí. Ao terminar esse curso, seguiu para São Paulo, decidindo transformar em realidade seu nobre ideal: ser professor, dar aos outros a semente do saber, fazer surgir a luz no labirinto obscuro, que é o cérebro ignorante, ensinar aos pequenos a trilha do dever na vida, educar, elevar, fazer o menino rebelde um homem culto e bom.

Em 1879 casou-se com Maria Joana de Siqueira, e deste consórcio tiveram os filhos: Olimpio, Adelina, João, Alfredo, Maria, Otílio, Genésio, Brasiliano e Jacira.

Foi um dos primeiros professores em Jacareí. Depois de completar o curso foi nomeado para reger a Escola do bairro do Santa Cruz dos Jardins, aqui mesmo em Jacareí, pode Decreto de 11 de julho de 1885.

Tomou posse de seu cargo em 3 de agosto do mesmo ano. Ali lecionou durante 10 anos.

Mais tarde, por Decreto de 20 de dezembro de 1893, foi removido para o Grupo Escolar Coronel Carlos Porto, nesta cidade. Exerceu o cargo neste Grupo durante 26 anos. De magistério teve 36 anos

Em 1924, ficou viúvo e contraiu novo matrimônio em 29 de setembro de 1927 com Lucília Cortês de Siqueira, não tendo nenhum filho deste relacionamento.

Esse ilustre professor que honra sua classe, sua terra e sua família desapareceu do rol dos vivos no dia 8 de fevereiro de 1946, com 90 anos. Uma existência....Quase um século...

Tantas belas ações que o farão sempre lembrado pelo povo de sua terra. E enquanto seu corpo quase centenário, num último sono repousa na terra fria de um cemitério, terra que ele amou quando vivia e que o acolheu quando nada mais era, sua alma nobre, seu vulto dedicado, vive no coração de cada jacareiense, que sabe compreender o que é ser professor, um verdadeiro professor!

O professor também era conhecido como "Antonio Caetano", talvez por influência do nome do pai.l

Este texto foi extraído de um trabalho escolar, com data indefinida, aparentado ser dos anos 50, elaborado pelas alunas Geni Almeida e Silva, Geni Terezinha Gaspar, Francisca Macedo e Heloísa Macedo, cujo original está guardado com o Professor e Historiador Benedicto Sérgio Lencioni, que gentilmente me cedeu para publicação.  

 

PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/02/2020 22:20

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242