NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

PProfessor

Amaury Teixeira Vasques

* Ingles - Contabilidade *

 

Amaury nasceu em 12 de julho de 1935 em Pindamonhangaba - SP. Ainda jovem veio residir em Jacareí, na Fazenda Santa Hilda, quando da vinda de seu pai para cá.

 

Na sua adolescência trabalhou na fazenda e depois foi trabalhar em um açougue próximo ao bairro do Cassununga.

 

Amaury completou maioridade e foi servir o Exército Brasileiro, em Pindamonhangaba - SP.

 

Nesta mesma época conheceu Maria Aparecida da Trindade, com quem se casou quatro anos depois. Cida, como era também conhecida, morava perto da fazenda e seu irmão Pompílio também trabalhava como tratorista e motorista nesta mesma fazenda.

 

Após cumprir com suas obrigações militares, antes de voltar para Jacareí,Amaury trabalhou no Haras Pindense. Já em Jacareí começou a trabalhar no antigo Banco Mercantil de Descontos, na Praça Raul Chaves em Jacareí. Nesta época fez o curso de contabilidade na Escola Antonio Afonso e o curso de inglês no Yazigi.

 

Casou-se em 13 de julho de 1957 com MARIA APARECIDA DA TRINDADE.

 

Já casado, residindo na Rua Bahia, foi trabalhar no setor de contabilidade da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Também cursava a Faculdade de Filosofia e Letras na Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes - SP.

 

Em 1968 por conta de um "corte de funcionários" da GM, Amaury se associou com Roberto Soares Toledo e Luiz Carlos Ribeiro, fundando assim o Escritório de Contabilidade Triunfo. Essa organização exercia as atividades de Contabilidade, Despachante e Auto Escola.

 

Além do escritório, Amaury lecionava inglês e contabilidade na Escola Antonio Afonso.

 

Na década de 1960, foi um dos co-fundadores do Diretório do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em Jacareí, juntamente com os amigos Djalma Leal, Edson de Anibal de Aquino Guedes, Jacob Miragaia Lemes, entre outros.

 

Em 1967 Amaury foi premiado com o Troféu Jacaré como o poeta do ano.Escrever versos e poesias era um de seus passatempos. Muitas dessas poesias eram publicadas no Jornal Diário de Jacareí e no extinto Combate.

 

Em 1968, ainda sem ser muito conhecido no meio político de Jacareí, lançou-se candidato a prefeito pelo MDB. Teve perto de 5% dos votos do prefeito eleito.

 

Por mais de 20 anos foi vice-presidente da Liga Municipal de Futebol de Jacareí, mostrando sua total dedicação ao futebol amador.Além de administrar a Liga também gostava de atuar como árbitro em muitas partidas. Duas vezes por semana participava como comentarista de esporte na Rádio Clube de Jacareí.

 

Em outras eleições Amaury se lançou candidato a vice prefeito e a vereador. Nunca se preocupou em fazer uma campanha "forte" para se eleger, mesmo assim, em algumas vezes foi bem votado. Em 1984 chegou a ficar como suplente a vereador pelo PMDB.

 

Por muitos anos Amaury manteve seu escritório de Despachante e Contabilidade na Rua Barão de Jacareí. Continuou dando aulas de inglês e de contabilidade em diversas escolas da cidade e de Santa Isabel.

 

Além de ser torcedor do São Paulo FC, Amaury gostava de pescar, lazer este que fazia sempre na barragem do Jaguary. Adorava também uma boa disputa de malha, cuja raia ele cuidava com carinho em frente a sua casa.

 

Mas com 50 anos de idade, na manhã de 10 de outubro de 1985, viajou para São Paulo e no município de Guarulhos, o veículo em que viajava foi atingido por uma carreta e em seguida pegou fogo, falecendo carbonizado no local.

 

No início de 1986 o então prefeito de Jacareí Thelmo de Almeida Cruz, homenageou Amaury, dando o nome dele para uma avenida no Jardim Emília.

 

Neste mesmo ano o Governador Mário Covas, também homenageou Amaury dando o nome dele para uma escola estadual no Parque Meia Lua.

 

Os amigos Claudinei Ferreira e Mário Ney Ribeiro Daher, proprietários da já extinta, Escola Maria Augusta, também homenagearam Amaury dando o nome dele para a biblioteca da escola.

 

Amaury deixou saudades para muitos, pois foi Pai, Professor, Educador, Camarada, Contador e principalmente AMIGO de muitos na cidade. 

 

Sempre ele tinha um tempo para escutar, aconselhar, ou mesmo orientar essas pessoas, de uma maneira calma ao falar e explicar.

 

PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/02/2020 22:18

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242