NOSSOS MESTRES INESQUECÍVEIS

 

Professor

Alberto Gentil A. Pedroso Filho

* Mestre em Direito *

 

Juiz de direito titular de Jacareí de 1955 a 1962, Doutor Gentil, como era conhecido, foi o idealizador e o responsável pela construção do edifício do Fórum de Jacareí, na Praça dos Três Poderes, por sua iniciativa junto ao governo do Estado e à Secretaria da Justiça. Ele foi também secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, no primeiro mandato do prefeito Thelmo de Almeida Cruz (de 1983 a 1989), cuja secretaria implantou, atendendo ao seu pedido

Se formou pela Faculdade de Direito de São Paulo, sendo que a colação foi realizada no dia 14 de janeiro de 1948.

É autor dos livros Regularização Fundiária, Registro Imobiliário, Direito Penal - Parte Especial Vol. 6, Questões comentadas do Exame Oral Concursos de Cartórios, Questões Registrárias e o Novo Código Civil, Noções Gerais dos Registros Públicos para concursos, entre outros.

Em 06 de dezembro de 1963, foi-lhe concedido o título de Cidadão Jacareiense, pela Câmara Municipal de Jacareí.

Juiz de Direito, já aposentado,faleceu em 21 de novembro de 2011. É pai do Desembargador Alberto Gentil de Almeida Pedroso Neto e avô do Juiz Alberto Gentil de Almeida Pedroso.

O corpo foi velado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, de onde seguiu para o Crematório da Vila Alpina, - São Paulo/SP.

.O Fórum Distrital da cidade de Roseira recebeu o nome do juiz Alberto Gentil de Almeida Pedroso Filho, que fez carreira em Jacareí. A homenagem póstuma foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), em cerimônia realizada no último dia 18, data de aniversário de seu nascimento, no município do Vale histórico, e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.

Foi mestre por muito tempo na UNITAU - Taubaté - SP, do qual nosso amigo e mestre Edson de Anibal de Aquino Guedes foi aluno.

 

 

 

PÁGINA INICIAL   PROFESSORES

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/02/2020 10:57

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997798242