PERSONAGENS POPULARES

BENEDICTA APPARECIDA DA SILVA - "Ditica"

 

Benedicta Apparecida da Silva, popularmente conhecida como Dona Ditica, nasceu em Jacareí em 2 de fevereiro de 1930. Era filha de José Celestino da Silva e Genésia de Siqueira; teve dois filhos, uma menina que faleceu aos 7 meses de idade e Osvaldo da Silva Júnior.

Teve uma infância muito humilde, ainda criança trabalhou em casas de famílias tradicionais do nosso município, quando adulta tornou-se funcionária do Estado, trabalhando no antigo Educandário, prédio onde hoje funciona a Secretaria de Educação e outras secretarias.

Ditica, como todos a conheciam, era uma dessas figuras marcantes nas ruas de Jacareí. Facílimo reconhecê-la. E não tinha como não ser assim. Toda uma vida dedicada a fazer diversas pessoas felizes. Em festas de Cosme e Damião e Natal, datas em que todos falam de benevolência e amor, ela punha em prática o que muitos têm por discurso.

Sua maior preocupação era com os mais necessitados, sobretudo com as crianças. Já aposentada, vivia bem com o pouco que tinha, mas sempre preocupada com o próximo. Como não tinha muitos recursos para ajudar os que a procuravam, mas com uma imensa vontade de ajudar, Ditica pedia auxílio aos amigos e transformou-se num símbolo de solidariedade.

Com a ajuda de amigos que conquistou ao longo de sua vida, ela realizava todos os anos 3 grandes eventos: a tradicional Festa de São Cosme e São Damião, onde distribuía doces e alegria; próximo ao Dia das Crianças fazia uma excursão para crianças carentes com destino ao famoso Parque de Diversões Playcenter. E em dezembro fazia o almoço de Natal, onde ela reunia famílias carentes, num ambiente animado, cheio de calor humano e solidariedade, que se encerrava com a distribuição de brinquedos, momento da festa que Ditica mais gostava, muitas vezes ela se vestia com a fantasia de Papai Noel e ela mesma distribuía os presentes.

Por seu trabalho social recebeu, em 2008, o Diploma Mulher Cidadã, indicada pelo então presidente da Câmara José Carlos Diogo.

Sempre fazia questão de falar que tudo o que realizava não era sozinha, pois contava sempre com os amigos e não tinha vergonha de pedir ajuda. Mas verdade seja dita: pedir é muito mais difícil do que doar. Acontece que ela não se abalava. Era incansável. Colocava seu chapéu e enfrentava sol e chuva, se preciso fosse. O importante era garantir comemorações dignas e felizes a quem muito foi negado. De onde concluímos que ela, embora não tivesse recursos financeiros, era rica em bons sentimentos e solidariedade.

A casa da Ditica estava sempre aberta para receber pessoas de baixa renda que se sentavam em volta de sua mesa para uma refeição digna, que esperavam ansiosas por presentes e doces que nunca faltavam. As doações rarearam com o tempo, mas ela nunca duvidou que conseguiria seguir com seu belo propósito.

Pessoas como a Dona Ditica nos levam a repensar muitas coisas, pois mesmo possuindo tão pouco se preocupava em ajudar sempre, muitas vezes ao abrir a sua porta via fila de pessoas pedindo ajuda, uma cesta básica, um fogão, uma cama, coisas que ela não tinha para oferecer, mas que sempre conseguia atender porque tinha amigos e uma imensa vontade de fazer a diferença na vida destas pessoas.

Em 1º de julho de 2014, Ditica foi fazer festa no céu, deixou para nós o legado de fazer o bem e o exemplo de vida de mulher guerreira, animada e sempre feliz.

Quando uma rua recebe o nome de alguém que lutou pelo bem, isso deve ser celebrado. Mulher, negra, idosa, de saúde frágil e guerreira. Exemplo de fibra e resistência. Essa foi a Ditica que merece ser homenageada para que nossos cidadãos se lembrem que o bem é algo que vale a pena se propagado e compartilhado. 

Por estas e por tantas outras razões realizadas e vividas pela Dona Ditica, numa justa homenagem apresentamos este projeto de lei, contando com a aprovação dos nobres pares.

Câmara Municipal de Jacareí, 17 de novembro de 2020.

O texto acima faz parte do projeto de lei, que denominou uma rua, localizada no Parque Imperial, de autoria do então vereador Arildo Batista.

Agradeço o apoio de Cristiane Silva Fidelis Rosa, pela pesquisa no texto, junto ao arquivo da Câmara de Jacareí.

 

PÁGINA INICIAL PERSONAGENS PERS.POPULARES GALERIA DE FOTOS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 02/09/2021 22:40

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533