LITERATURA - JOÃO GOMES

 

No dia 23 de julho de 1950, no bairro do Parateí do Meio, em Jacareí - SP, nascia mais um ser humano. Consta que o distinto não queria nascer, tanto que foi preciso apelar para a parteira auxiliar, de modo que fulano foi obrigado a vir ao mundo.

Cresceu entre galinhas e porcos, comendo goiaba e bananas, chupando mexericas e pedras. Aos seis ano e meio foi frequentar a escolinha da roça, rodeada de pés de coqueiros, mas não se adaptou. Chorava todo dia, obrigando a professora a mandar de volta para casa. Ele fingia que ia, mas ficava matando passarinho com estilingue. Foi reprovado. Mas no ano seguinte voltou com tudo, desempenhou tão bem, que no meio do ano, queriam passá-lo para a segunda série; ganhou pecha de inteligente da qual nunca mais se livrou.

Bons tempos aqueles de meninice! Mas logo veio a hora de enfrentar o mundo. Seu pai perdeu a terra onde plantava de meeiro e foram trabalhar todos de diarista. A situação era precária e ele acabou partindo para a capital 'a caça de trabalho. Conseguiu trabalho em um hospital psiquiátrico e foi enfrentar os "loucos".

Como nem só de pão vive o homem, ele era dono de grandes sonhos. Sonhava salvar o mundo que achava mal encaminhado. Para tanto foi estudar. Fez curso de madureza e o vestibular da Fuvest, e entrou no curso de Ciências Sociais. Entrou logo no movimento estudantil, virou militante político.

Nos tempo de Parateí, seguindo as pegadas do seu pai e seus dois irmãos mais velhos, já tinha alguns versos de amor. Agora ele com a faca e o queijo na mão, passou a escrever tudo sobre tudo: poesia, prosa, teatro, letras de música, etc. Funciona assim: ele vivencia uma situação, analisa-a, e transforma a vida em poema. Foi assim que nasceram essas poesias de luta e luto.

(Texto extraído do Livro "Condição de Homem" - Filosofando em Verso e Prosa, escrito por ele e publicado em setembro de 2018.

João Ramos faleceu aqui mesmo em Jacareí, no ano de 2019. 

 

PÁGINA INICIAL LITERATURA GALERIA DE FOTOS LIVROS PERSONAGENS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 18/05/2020 21:48

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533