LITERATURA - ANDRÉ SIQUEIRA

 

André nasceu em Jacareí - SP no dia 10 de outubro de 1989. Foi criado no querido bairro Campo Grande. Na infância foi um fã de histórias em quadrinhos, na adolescência se interessou por poesia e a partir daí não parou mais de estudar e aprimorar a escrita.

Concluiu o ensino médio na escola José Simplício em 2007 e logo começou a publicar seus poemas em revistas e blogues. Sua primeira publicação ocorreu na revista Oswaldo Cruz Cultural, de São José dos Campos, depois no blogue de poesia Plástico Bolha. Também publicou em antologias pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores.

Em 2018 participou da FLIJ com um livreto que fez de maneira totalmente  independente, chamado Quase Ontem e continuou divulgando suas poesias na  cidade. Cursou a faculdade de Letras pela Universidade Paulista, porém não concluiu. Nesse período teve a experiência de ir para a sala de aula numa escola do bairro Bandeira Branca, lecionando Língua Portuguesa para alunos do 5º ano.

Ainda bem jovem participou do Mapa Cultural Paulista e obteve menção honrosa com o poema Lesma do Banheiro na fase regional. Suas principais influências poéticas no começo de seu percurso como autor foram Álvares de Azevedo, Arthur Rimbaud, Allen Ginsberg e arte surrealista. Hoje, com uma poesia que considera mais madura,  tem muita influência de Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar e a prosa de Clarice Lispector.

Algumas revistas e jornais que publicaram seus poemas: Mallarmargens, Subversa, Literatura e Fechadura, Aboio, Arara, Relevo e Ruído Manifesto. Atualmente é colaborador na revista de arte e literatura Pixé, com sede em Mato Grosso, mas que circula para o Brasil todo pela internet e administra uma página de poesia chamada Poesia Agora, onde posta poemas autorais e de outros poetas famosos ou não.

Em 2020 lancei seu primeiro livro de poesia, chamado “As Manhãs Fechadas” pela editora Gataria.

É pai de dois filhos lindos, Renato e Clarice, casado com Flávia, pedagoga, e permanece residindo na sua inspiradora e insuperável Jacareí.

 

PÁGINA INICIAL LITERATURA GALERIA DE FOTOS POESIAS/CRÔNICAS PERSONAGENS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/08/2021 18:34

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533