ESPAÇO LITERATURA

 

 

HISTÓRIAS DE TRILHOS E SONHOS

Introdução

  Histórias de trilhos e sonhos conta fatos que foram decisivos em determinado momento para a formação do Distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP). Até então, era um lugarejo perdido no mato e sem acesso terrestre adequado, remanescente de uma fazenda dedicada exclusivamente ao gado. Mas, com o tempo, tornou-se importante com as indústrias, a proliferação do comércio e a influência do seu maior capital, cuja medição em valores mercadológicos seria impossível: os moradores.

Este livro é uma homenagem a esses pioneiros movidos pelo sonho de obter emprego e aumentar ou constituir família, possuir residência própria, comprar eletrodomésticos e proporcionar estudo aos filhos. Não era tão simples assim nos anos 1960, e a realização desses desejos e a consequente migração, especialmente do povo mineiro, prolongou-se por alguns anos.

Hoje, após décadas, esses heróis urbanos contam suas histórias, cercados de filhos e netos que ouvem extasiados com tanta bravura e desapego das condições elementares de conforto. São todos vencedores, verdadeiros exemplos de superação e vitória.

A eles são dedicadas as páginas deste livro, compilação de horas de conversas agradáveis permeadas com momentos de emoção, candura, respeito e, como não poderia faltar, café com bolo de fubá, cachaça envelhecida e licor de jenipapo.

Há coisas que o tempo não apaga, mesmo com a chegada do progresso. Assim são os valores morais que nortearam o sonho dos pioneiros de São Silvestre e foram repassados, através de exemplos, aos seus filhos. Comprove-os nesta leitura dos trilhos que os guiaram e dos sonhos que lhes deram forças para continuar.

 

PÁGINA INICIAL ESPAÇO LITERATURA AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 05/09/2021 21:46

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533