"CRÔNICAS DA CIDADE"

 

 

A PRAÇA DOS TRÊS ANTÔNIOS

 

 

O brasileiro é pródigo em fazer piada de qualquer acontecimento, e nas cidades do interior a prática é mais difundida pela facilidade dos moradores se conhecerem. Jacareí sempre foi assim e retirei do meu baú de memórias um caso para contar.

Quando Brasília foi inaugurada, em 1960, seu destaque principal era a Praça dos Três Poderes, abrigando no mesmo local em prédios separados, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Nenhum outro local do país os concentrava em um mesmo logradouro, mas coube a Jacareí, em datas diferentes realocar para o antigo “Esmaga-Sapo” a Câmara Municipal, sob a presidência de Benedicto Sérgio Lencioni. Antes já estavam instaladas a Prefeitura Municipal, no mandato de Malek Assad e, anterior ainda, o Fórum, por iniciativa do Dr. Alberto Gentil Pedroso. Tivemos também a nossa Praça dos Três Poderes.

Tal como os candangos de Brasília, nós passamos a ter um lindo cartão postal com os poderes alojados em um mesmo local. Porém, uma situação curiosa no ano de 1974 não passou despercebida pelos gozadores e uma caçoada correu solta pelas ruas. Apesar de desconhecer o autor da troça asseguro que a ouvi pela primeira vez, acreditem, da santa boca do Padre Clair, pároco da Igreja de Santa Cecília. O local foi apelido de Praça dos Três Antônios.

Isso porque, por incrível coincidência, tivemos ao mesmo tempo três homônimos como ocupantes. Nosso prefeito era Antônio Nunes de Moraes Junior, o médico Antônio Pinto de Carvalho Filho presidia o legislativo e o juiz Antônio Luiz Barbosa Pereira era a autoridade responsável pelo judiciário.

Decorridos quarenta e cinco anos mudanças ocorreram. A Câmara foi praticamente duplicada e já está no seu limite de ocupação física, a Prefeitura se agigantou e está com várias secretarias esparramadas em locais diferentes da cidade e o nosso Fórum, finalmente (ou não?) terá seu anexo construído.

Para diversão de todos, os gozadores continuam ativos pelas esquinas e redes sociais, sempre prontos para transformar qualquer fato em piada. Isso não vai mudar nunca, é coisa de brasileiro.

 

por Waldir Capucci / Publicado no Diário de Jacareí em 07/07/2018

 

PÁGINA INICIAL

MENU DAS CRÔNICAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/05/2020 17:53

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533