"CRÔNICAS DA CIDADE"

 

 

AMAURY VASQUES, PREOCUPADO COM TODOS

 

 

Sempre, em coletivo que se irmana em sociedade, é prazeroso quando alguém se destaca e torna-se referência positiva do grupo. Geralmente, o motivo é a disponibilidade em orientar, ajudar ou simplesmente alegrar os demais com suas atitudes. 

Amaury Teixeira Vasques é dessas figuras sempre lembradas com reverência e saudade. Ainda jovem, iniciava um grande círculo de amizade no Clube Atlético Boa Vontade, agremiação à qual "metade dos jacareienses pertenceu e a outra metade gostaria de  ter pertencido", segundo Enéas Alves dos Santos, seu mais fiel associado. Amaury jogava e apitava bem os jogos, mas sua qualidade maior era ser o amigo preocupado com todos.

Depois que Enéas deixou a fábrica Schrader, montou o próprio escritório de contabilidade. Era época destas de prazo fatal para entrega de declarações do Imposto de Renda. Em meio à correria, foi procurar Amaury para se orientar de como proceder em alguns casos mais complicados, inclusive com  os intrincados cálculos do imposto de pessoas jurídicas. Não era como hoje que quase tudo se resolve pela Internet. 

Amaury não se limitou às informações solicitadas pelo amigo, mas abriu todos os livros e documentos que poderiam servir como exemplo, deixou seu escritório à disposição. É bom lembrar que Enéas tornara-se um concorrente de Amaury, fato que não preocupou o amigo quanto a passar-lhe procedimentos profissionais.

"Ele era assim com todo mundo; sempre pensando no semelhante com alegria", comenta Enéas. Certa vez combinou dar carona para o amigo Giovane Espósito numa ida a São Paulo. Não apareceu no momento combinado, o que fez o carona aproveitar a ida de outra pessoa.

Amaury não chegou à Capital. Perdeu a vida em acidente na Dutra, em Guarulhos. Giovani passava logo depois pelo local do sinistro sem saber que a vítima da tragédia que acontecera ali era o amigo que não lhe dera carona.

  por Enéas Alves dos Santos / Publicado no Diário de Jacareí em 26/04/2019

 

PÁGINA INICIAL

MENU DAS CRÔNICAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 10/05/2020 17:44

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533