ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Praça recebe duas vezes o nome de Frontin
 

Esta época de chuvas traz à lembrança problemas antigos de Jacareí ligados aos aguaceiros que marcaram época e infernizaram a vida dos moradores, notadamente no século passado. 

Exemplo disto está na hoje Praça dos Três Poderes conhecida como 'Largo do Esmaga Sapo', o que por si só já explica. Na década de 1980 o Rio Paraíba transbordava até boa parte do Jardim Siesta (Clube de Campo). A escritora Sandra Hassmann conta em livro que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição era a hoje Igreja do Avareí. 

Porém, a padroeira da cidade recebeu outro templo, construído em terreno mais elevado aonde está hoje, porque a reverenciada capela do Avareí era constantemente inundada pelas chuvas. Consequentemente toda a região do hoje Jardim Marcondes e adjacências tornava-se verdadeiro lamaçal depois de uma boa chuvarada. 

Porém, a mais icônica das situações de alagamento acontecia nas imediações da estação ferroviária e do vizinho Largo Bom Sucesso, rebaixados pelo peso dos trens que pressionavam o solo diariamente formando verdadeiro berço de águas pluviais. 

Aí surgiu o filho brilhante André Gustavo Paulo de Frontin, nascido em Magé, no Rio de Janeiro, apelidado 'pai da engenharia nacional'. Formado engenheiro na Escola Politécnica daquele estado, Frontin foi por duas vezes diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, cuja linha Rio/São Paulo cortava a região central de Jacareí. Como tal, no início do século passado cedeu centenas de vagões de pedras e terra para elevação do solo e tentativa de torná-lo compactado e eliminar o problema desses alagamentos. 

O título de 'conde' ele recebeu em 1909 do Vaticano, pelo Papa Pio XII, por generosa doação à Igreja. Em Jacareí, Frontin foi homenageado com o Largo do Bom Sucesso trocado por seu nome. Na gestão do prefeito Pompílio Mercadante (1914/1921). O largo recebeu o nome de 'Praça João Pessoa' na ditadura Vargas, porém voltou a Conde Frontin na gestão Roberto Lopes Leal em 1948.

Benedito Veloso - 06/12/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 06/12/2020 18:19

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533