ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Para quem possui ofício. nunca falta pão na mesa 

 "Essa frase é do meu pai, barbeiro de profissão", explica nostálgico o cabeleireiro de ofício, advogado pela formação e escritor por natureza, Gilmar Pinto de Oliveira. Cidadão Jacareiense por reconhecimento da Câmara Municipal, ele foi por três vezes vereador. Formou-se em direito na primeira turma da Univap, não sem antes de aprender o ofício com o pai.

Gilmar tinha 15 anos quando ouviu de seu pai que estava na hora de "aprender um ofício", como se dizia então. Na época, influenciado por temas de filmes disse que pretendia "estudar para advogado". Teve a aprovação do pai com a ressalva de que "a gente pode ser na vida aquilo que quiser, mas para quem possui ofício nunca falta pão na mesa".  Obedeceu.

Por quase 70 anos, Gilmar exerce o ofício do pai, hoje mais sofisticado com a denominação de cabeleireiro. Elegeu-se vereador em 1963, aos 28 anos, e permaneceu na Câmara por 12 anos em dois outros mandatos. Formou-se advogado em 1979, aos 44, sem deixar o salão e, consequentemente, nunca lhe faltar o pão na mesa.

Numa das tentativas de abandonar o ofício, no início da década de 1990, Gilmar vendeu o salão de cabeleireiro, então na Praça Barão do Rio Branco, por 3 mil dólares, no auge da inflação brasileira. A novidade durou pouco. O Plano Collor confiscou-lhe o dinheiro logo depois. Voltou Gilmar para um novo salão para que o pão jamais lhe faltasse. O pai estava certo.

Sua vivência merece o livro que sairá em breve, resultado de seu lado escritor que sempre esteve latente mantido em sua memória. Nele são narrados fatos acontecidos de 1940 para cá em Jacareí, não necessariamente vividos por Gilmar, porém que ele presenciou durante a prática de seu ofício. Fatos com retoques de um ótimo cabeleireiro e rigor de um bom advogado.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 17/01/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:47

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533