ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

O expedicionário Luiz Tolosa

O filho brilhante Luiz Tolosa foi 'sorteado' em novembro de 1941, aos 21 anos de idade, para o Serviço Militar. Cursou telefonia no Rio de Janeiro, importante na época para as tal como hoje a informática.

Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, Tolosa embarcou para a Itália, aonde chegou em 16 de julho de 1944. Em 5 de agosto a FEB foi oficialmente anexada ao 5º Exército Norte Americano, e daí a coisa pegou.

O primeiro enfrentamento em campo de batalha do soldado jacareiense foi em Mazzarozza. Seguiram-se mais 19 vitórias dos brasileiros; a última foi a decisiva em Fornovo di Taro no em 28 de abril de 1945.

Na cidade de Porretaterma, durante rápido período de folga numa cantina, Luiz resolveu passear pela cidade. Quando retornou surpreendeu-se ao encontrar a cantina bombardeada. Morreram no local o amigo Osmar Cortes Claro e mais 21 soldados americanos. Foi para ele o acontecimento mais marcante de sua participação na guerra.

O Boletim Regimental do Exército registrou, após o conflito, que 'além do inferno de ferro e fogo com que o inimigo castigava, Tolosa operou uma central telefônica de 24 direções, em que tudo saiu em perfeita regularidade, jamais demonstrando qualquer indisposição'.

Luiz Tolosa nasceu em Jacareí, em 30 de maio de 1920, no Bairro da Angola, Teve uma infância difícil. Com o falecimento do pai, ele, aos seis anos de idade, passou a ajudar na lida diária da roça para o sustento da família.

Em 1927, juntamente com os seus irmãos e a mãe Alice, mudou-se para a região urbana. Estudou até o segundo ano primário no Grupo Escolar Carlos Porto, pois precisou interromper os estudos para trabalhar.

Aos 13 anos trabalhou na Malharia Nossa Senhora da Conceição e, aos 18, anos ingressou na Fábrica de Meias Maluf.

(Do texto de Enéas A. Santos)

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 06/12/2019

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:39

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533