ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Novos caminhos para Jacareí

Passados os festejos de Ano Novo e Carnaval, a população enfrenta forte chuvas que, juntas ao prosseguimento das obras do SAAE na região central, deixam o trânsito de Jacareí lento, congestionado, de metrópole.

Nesse cenário, a atuação atenta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana constitui um consolo para motoristas, ciclistas e pedestres.

O maior mérito do gestor foi escutar sugestões populares em busca de soluções eficazes de baixo custo, para melhoria da fluidez do trânsito, mas com segurança viária.

Por exemplo, permitir da Avenida Avareí (sentido centro) a conversão à esquerda, na Rua da Saudade, foi grande acerto. Baseou-se no que sempre deu certo, tanto que o povo já fazia.

Outra bola dentro foi a retomada temporária da mão dupla em toda a extensão da Avenida Padre Eugênio, enquanto bloqueado pelo canteiro de obras o atalho do Jardim Jacinto.

Com apoio dos pedestres prudentes, o recuo da faixa de pedestres da Avenida Siqueira Campos (perto da Drogaria São Paulo) foi providência indispensável à prevenção de acidentes e à salvaguarda do direito à vida.

Antes na esquina, os pedestres atravessavam a faixa pela frente do ponto de ônibus. Surgiam de inopino diante dos condutores mais velozes e furiosos, com palpável risco de atropelamento.

Em alças de acesso a vias mais congestionadas (Rua Borba Gato para Avenida Nove de Julho e Rua Batista Scavone para Rua Luiz Simon), a montagem temporária ou definitiva de corredores exclusivos para quem ingressa na faixa da direita facilitou sobremaneira o trânsito seguro.

Nó inextricável, a desafiar os especialistas, tornou-se a rotatória da UNIP, com trânsito caótico em pelo menos três picos de horário. Será necessário alto investimento para melhorar o tráfego naquele ponto.

Como sonhar ainda é isento de imposto, uma ponte pênsil cairia bem e acrescentaria o cartão-postal de que Jacareí carece. Já que muitos joseenses não querem a ponte no balão do Shopping Colinas, a verba bem que poderia ser redirecionada ao primo humilde.

De volta do sonho à realidade, descontados erros e acertos, os governantes afonsinos demonstram sensibilidade com o cotidiano do munícipe, como visto no quesito 'mobilidade urbana'.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 15/03/2019

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:39

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533