ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Mariquinha, 101 anos

Ultrapassar dez décadas de vida com saúde não é para amadores. Dona Mariquinha (Maria Aparecida da Cunha Ribeiro) nasceu em 18 de maio de 1918, ano em que Charlie Chaplin inaugurava seu estúdio cinematográfico em Holywood. Portanto, comemorou 101 anos de idade faz uma semana. 

Mariquinha nasceu em Santa Branca. Quando fez 5 anos, mudou com a família para Guararema e, aos 18, vieram todos definitivamente para Jacareí. O pai, José,  teve um bar na Rua Barão, esquina com Floriano Peixoto.

Quando Mariquinha fez 19 anos, José convidou Juvenal de Abreu, pai do nosso compositor José Maria de Abreu, que tinha uma banda, para lhe fazer surpresa: tocar na comemoração. As famílias mantinham estreita amizade, tal que dona Leopoldina, mãe do compositor, foi ama-de-leite de Sidney, um dos filhos de Mariquinha. A família brincava dizendo que ele possuía dotes artísticos - pintava, tocava violão -  em razão de ter sido amamentado pela mãe de José Maria. 

Hoje, com 7 netos, 15 bisnetos e 4 tataranetos, Mariquinha mantém a mesma personalidade. "Lúcida, disposta, determinada - "é sim, sim; não, não" -, administra a boa qualidade de vida para si. Forte, aos 92 superou firme a morte do filho Sidney. Durante muito tempo montou cavalo, como comprova célebre foto da família. Come de tudo; "na comemoração dos 101, comeu feijoada numa boa", conta a filha Idabel Cristina, que atribui a longevidade da mãe a essa forma independente de se posicionar perante o mundo: "Mamãe sempre viveu em paz com a vida".

Grande admiradora das músicas de José Maria de Abreu revela que a composição "Maria Helena (Maria Helena és tu a minha inspiração...) homenageia a  irmã do compositor que morreu jovem". Há uma referência deste fato na letra quando diz: "Maria Helena és a verbena que murchou"). Comemorar 101 anos, assim, vale chegar até lá!

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 24/05/2019

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:35

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533