ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Maria Nilce Lencioni Senne

Imortalizada homenagem

 

 

Para a série "quem merece ser estátua em Jacareí" que iniciamos na edição passada, a personalidade escolhida hoje é a professora e advogada Maria Nilce Lencioni Senne, fundadora da Academia Jacarehyense de Letras. A indicação é do acadêmico e ex-presidente da AJL, Geraldo José da Silva, que justificou a escolha:

Maria Nilce era pessoa afável e atenciosa, dedicada à literatura e havia muito mantinha o sonho de fundar uma academia de letras na cidade. Nascida em Jacareí, ainda criança mudou-se acompanhando seus pais, para a vizinha cidade de Caçapava. Lá, deu os primeiros passos na escola pública. 

Naqueles tempos, a preparação para o magistério era feita por intermédio do denominado "Curso Normal" e uma vez formado já podia atuar como professor. Geralmente iniciava na periferia ou zona rural, não raro com dificuldades de acesso, mas fazia parte do conhecimento da profissão. Diplomada, Maria Nilce abraçou a carreira e sempre contribuiu 'extra escola' nas festas e eventos. Destacou-se, a partir de então, como professora, diretora, advogada, conselheira, escritora, esposa e mãe.

Ela enriquecia o magistério com exercícios de cultura aos alunos, e sempre manifestava o desejo de aperfeiçoar-se nesse campo. Assim, transferiu-se para a cidade de São Paulo e depois para o município vizinho de São Caetano do Sul a fim de fazer cursos avançados. Foi promovida a diretora de escola e, ao mesmo tempo, cursou direito e diplomou-se advogada. 

Ao aposentar-se, imediatamente retornou a sua terra natal. Na estada em São Paulo, conhecera a Academia Paulista de Letras o que despertou nela o desejo de fundar uma entidade semelhante em Jacareí, e assim o fez tão logo entrosou-se novamente à cidade.

Hoje, a AJL está consolidada no município de maneira irreversível graças ao esforço da Filha Brilhante Maria Nilce Lencioni Senne, merecedora sem dúvida de uma estátua em sua homenagem imortalizada - quem sabe um dia - numa sede própria da Academia.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 28/08/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:31

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533