ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Graça de formar campeões

Quem passa em frente ao galpão da Rua Chaquib Sleiman Ahmed, nas proximidades do Mercado Municipal, vai encontra-lo "de plantão" em sua academia de Judô já logo pela manhã. É o Sensei (título honroso de mestre) Paulo Graça, que há 60 anos dedica-se a ensinar essa arte marcial japonesa, a brasileiros como ele. 

O judô, que significa em japonês "caminho suave", é um derivado do Jiu Jitsu e foi criado em 1882, por Jigoro Kano. O objetivo é fortalecer o físico, a mente e o espírito num equilíbrio ideal que leve ao aperfeiçoamento do ser humano. O esporte é acessível a crianças, jovens, adultos e idosos. 

Nascido em Jacareí, - corre boato que ele tenha mais de 100 anos - Paulo Graça passou a dedicar-se ao Judô como um desafio a ser superado. Sofreu inúmeras dificuldades no começo da carreira, inclusive preconceitos, mas teve também momentos compensadores e de reconhecimento público. 

A história desse filho brilhante é farta de emoções e sua persistência em continuar lutando apesar das dificuldades o levou ao topo da carreira. As coisas começaram mudar para melhor quando Paulo Graça foi contratado pela Polícia Rodoviária Federal para treinar policiais da corporação em todo o país. Isso o levou a conhecer e ser conhecido pelo território nacional e no exterior. Por meio de diversas competições da corporação, divulgou o nome da PRF e de Jacareí em países como França, Itália e Inglaterra. 

"Este ano você vai para o regional", diz para encorajar a aluna de 11 anos que vai até ele para se despedir depois do treino. E a garota sai toda feliz e decidida a cumprir a previsão do Sensei. É o maior presente do Sensei. A academia fechou 2018 com 6 medalhas de ouro 2 de prata e 1 de bronze no campeonato estadual. Rotina.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 18/01/2019

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:31

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533