ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Garotada eternamente feliz

 

A propósito do Dia das Crianças deste ano, gostaria de homenageá-las com os 'pequenos' que viveram na segunda metade do século passado, hoje respeitáveis cidadãs e cidadãos de Jacareí. Vou citar algumas, apenas como aperitivo, para mostrar como a garotada de antigamente era feliz e 'sabia' disso.

Ana Maturano, hoje admirada artista de teatro, morava vizinho onde montavam circos, ali no Largo Riachuelo. Era só chegar um e lá ia Aninha bisbilhotar a vida circense. Não saía de lá. Um dia, infernizou tanto uma leoa enjaulada que levou um banho de xixi da fera. Para completar, apanhou da mãe por isto. Fez a malinha e disse que ia embora junto com o circo. Claro, voltou horas depois. A mãe esperava no portão: outra surra.

Jorge Martins do Prado, aos oito anos, passou por uma saia justa ao cavalgar em pelo um cavalo que conduziu para o mercadão municipal. Imagine o mais movimentado ponto de Jacareí, com as madames da década de 1950 desfilando 'roupa de domingo' por ali, quando - de repente - o equino vê uma égua no cio... Pior que todo mundo também viu!

São muitas as histórias. Tem as aventuras do hoje diácono Benedito Petronilho na fazenda do Reynaldo Caranguejo, na década de 1940; a Vera Lúcia Sant'ana e as manhãs de domingo passeando a pé com a família pelas ruas centrais; a japonesinha mais bonita da cidade, que enfeitiçou o Celso Vasques; o Pedro Paiva com seu (sempre o mesmo) 'Judas' à cata de balas nos sábados de Aleluía; a Sandra Hasmann e andanças pelo bairro Avareí, o Enéas Alves dos Santos de terno, gravata e guarda-chuva aberto pedalando a bicicleta para ao Clube Elvira e muitas outras aventuras da garotada.

Todos eles e outros 20 escritores, todos filhos brilhantes, eternizam esses tempos no livro "Crônicas da Cidade" que sai agora em outubro amparado pela LIC - Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 09/10/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:31

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533