ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Especialista em fazer amigos

Olímpio Jankunas era são-paulino, especialista em Literatura, bairros paulistanos e fazer amigos. Também dado a banalidades como contar piadas e cantar músicas italianas soltando o vozeirão pelos corredores da Associação Amor e Caridade, casa onde vivia. Eu o conheci por atuar no grupo 'Vô na Vó'. Ao ver cercado de pessoas aquele sujeito grisalho, amputado e atrelado a uma cadeira de rodas pensei que fosse pura compaixão tanta gente a seu redor. Descobri logo que o motivo era outro: paixão. E saí de lá também apaixonado.

Olímpio ocupou os dias naquele lar de idosos espalhando alegria e devorando livros. Tinha excelente conhecimento dos clássicos brasileiros, mas adorava livros de humor, em especial os de Chico Anysio. E pude fornecer-lhe alguns para aumentar seu repertório de piadas.

Era comum vê-lo ao portão tomando sol sempre com um livro nas mãos. Olímpio aproveitava tais momentos para saudar as pessoas com piadas, inclusive sobre sua própria deficiência. Como esquecer sua imagem de mestre-sala, no Carnaval de 2018, rodopiando a cadeira de rodas pelo salão? Olímpio era a "festa dentro das festas"; sua melhor definição. 

Teve a última aparição festiva foi evento "Dando Voz aos Avós", em que participou poucas horas depois de receber alta da internação hospitalar. E assim foi anunciado: "direto da Santa Casa para nosso palco, o concorrente Olímpio Jankunas". 

Cantou "La Barca" com dificuldades e não venceu o concurso, mas foi o mais ovacionado, como sempre. 

Em nosso último encontro falava aos visitantes, orgulhoso por ter cantado na Sala Mario Lago. Fui embora feliz, sem saber que fora a última conversa que tivemos.

Perdemos o Olímpio. Seu espírito, agora sem a necessidade das pernas (muito menos da cadeira) vaga pelo universo irradiando felicidade, contando piadas, cantando árias, falando bem do São Paulo e mal do Corinthians. Felizes aqueles que o conheceram!

(Texto de Waldir Capucci).

 Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 02/08/2019

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:31

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533