ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Elizabete Maria do Pet

Provavelmente as estatísticas oficiais nunca farão o levantamento da população canina, felina ou de viventes domésticos que vive abandonada pelas ruas de Jacareí entregues à própria sorte. Isto quando esses animais têm a sorte de serem encontrados por Elizabete Maria dos Santos, uma dedicada filha brilhante de exceção nos turbulentos dias atuais. 

Ajudante geral, de profissão, Elizabete é uma espécie de socorrista de animais sofridos e abandonados nas imediações de sua residência no Parque Santo Antônio, em Jacareí. Ela os recolhe, trata dos ferimentos que possui a maioria desses animais - geralmente de tanto apanhar nas ruas -, dá-lhes banho e, não raro, salva-lhes a vida. Faz essas coisas sozinha. Não pertence a ONGs, não recebe verbas de qualquer natureza e ainda paga do bolso a ração que compra em grande quantidade para os assistidos.

Há situações curiosas. É comum ver cães de rua que 'sabem' da dedicação de Elizabete e rodeiam sua casa 'na hora do rango'. Diariamente, em determinados horários, ela deixa água e ração em lugar acessível da pequena casa em que mora e a clientela comparece ali para comer, beber e partir. Alguns desses animais são de pessoas que não cuidam bem "e até os deixa passar fome", explica.

Certa vez ela recolheu uma cachorra em péssimo estado de saúde. Cuidou de suas feridas, deu-lhe banho e tosa e anunciou por 15 dias pelo facebook.  Como ninguém apareceu, ela doou o animal para uma vizinha. Oito meses depois surgiu uma pessoa dizendo-se dona, e a vizinha, que já havia se afeiçoado à cachorra, negou-se a entregá-la. Não sem provocar confusão e ameaças de ambos os lados.

Mas, 'faz parte', comenta Elizabete com resignação, mas determinada a continuar na nobre missão à qual se dedica há mais de 15 anos e nem sabe dizer quantos animais já recolheu e salvou. Deus é que sabe.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 27/03/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:31

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533