ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Ao Mestre, com reconhecimento 

Um trabalho de pesquisa feito por um grupo de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal José Éboli de Lima, no distrito de São Silvestre, chamou a atenção para um detalhe: durante a tomada de depoimentos o nome mais citado foi o do ex-subprefeito Luiz Carlos Maiola Covre. O motivo foi a atuação positiva do jovem professor que de 1983 a 1989 mudou o perfil do distrito situado a 12 quilômetros da região central de Jacareí.

Dentre as melhorias, as mais lembradas foram a instalação de um posto dos Correios, serviço essencial na época; um posto do extinto Banespa (Banco do Estado de São Paulo); emissão local de carteiras profissionais, para atender à demanda das fábricas ali instaladas cuja principal era a Industria de Papel Simão; asfaltamento comunitário da maioria das ruas; expansão da rede de água e esgoto; facilitação ao uso da ambulância e apoio às diversas atividades festivas e de esportes. Ele foi o criador da corrida anual de pedestres realizada no dia 31 de dezembro, obviamente batizada de "Corrida de São Silvestre".

Maiola era professor Educação Física concursado. Deu aulas nas escolas CENE Silva Prado; Hermínia Silva de Mesquita, na Vila Pinheiro, e Sílvio Silveira de Melo Filho, no Parque Brasil. Elegeu-se vereador aos 25 anos. Cargo que ocupou por dois mandatos.

Apesar de todo trabalho reconhecidamente importante, Maiola ainda não havia sido homenageado com o nome de uma rua, por exemplo, que perpetuasse oficialmente sua memória. Recentemente, o prefeito, Izaias José de Santana (PSDB) teve a iniciativa de denominar a escola infantil do Jardim Emília de EMEI Luiz Carlos Maiola Covre, numa justa homenagem ao filho brilhante que tanto fez pelo progresso do importante distrito de São Silvestre.

Maiola, casado com Tânia Maria Toledo Covre, morreu em 2017. Deixou as filhas Mara Carla, Karla Cristina e Ana Paula.

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes"- 31/01/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:23

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533