ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

Benedito Veloso -   Cadeira 08 - Patrono: Cônego Antonio Borges

Suas publicações

 

Marici Accioly

‘A mestre com carinho

 

De repente, Deus nos envia um minúsculo ser para que nos transformemos, para que a humanidade cresça...' disse a 'Filha Brilhante', Marici Acciolly, quando se referiu à pandemia do novo coronavírus ao participar de reunião da Academia Jacarehyense de Letras na segunda-feira (21). Disse ainda que para o crescimento das pessoas é preciso corrigir distorções que levam o ser humano à maldade, ao orgulho e ao afastamento de Jesus.

Professora, lecionou durante anos na escola Sílvio Silveira e fez do ensino um dos principais propulsores de sua vida dedicada ao próximo. Viúva de Paulo Accioly, funcionário aposentado do INSS, falecido em 2015, juntos fundaram a Fraternidade Cristã Batuíra em 1977, quando o marido exercia o cargo de vereador. Marici descreve o marido como um homem alegre, ativo, de um entusiasmo contagiante e além de seu tempo. 'Paulo foi um homem de fé que acreditava em Deus, no próximo, nele mesmo e em sua força', afirma. A cidade lhe deve a criação da 'Integridade e Justiça' primeira loja maçônica. Durante anos, Marici escreveu a coluna 'Verdade e Luz' neste jornal.

Na fraternidade Batuíra criou o 'Projeto Renascer' voltado aos cuidados com gestantes carentes. Nele foram atendidas inúmeras mães que receberam além de assistência espiritual, acompanhamento médico, orientação durante toda gravidez, enxoval para ela e para o bebê, e ensino profissionalizante que lhes permita renda familiar. 

Emocionada, conta sobre certa grávida, já senhora e com outros cinco filhos, um deles assassinado por envolvimento com drogas. Depois do nascimento da criança, apesar da pobreza de sempre, fazia questão de contribuir com uma cesta básica todo mês para doar às meninas-mães que não tinham.

'Ajudar o próximo contagia', explica. Com esse exemplo, faz questão de lembrar que separados somos fracos, mas juntos somos fortes. Lamenta que o homem ainda não tenha aderido ao maior aprendizado que existe: o da vivência do amor. 

Publicado no Diário de Jacareí - Coluna "Filhos Brilhantes" - 25/09/2020

 

PUBLICAÇÕES GALERIA DE FOTOS BENEDITO VELOSO
     
PÁGINA INICIAL ACADÊMICOS ACADEMIA DE LETRAS

Este site é administrado e gerenciado por Celso Luís Vasques -  Editado pela última vez em 11/11/2020 18:23

Envios de arquivos, fotos e correções para jacarei@jacarei.blog.br - WhatsApp > 12-997653533